21 de fevereiro de 2012

Girassol



Quando criança ouvia falar da beleza dos Girassóis, e que eles acompanham o sol. Ficava imaginado... 
 Nas férias do colégio, fui a minha cidade, Brasília-DF, e fique encantada quando cheguei à casa de minha tia, na W3 Sul, no jardim havia um Girassol. Meus olhos reluziram, seu tom amarelo-alaranjado, seu formato exótico brilhavam majestosamente.

O girassol gira porque tem heliotropismo positivo (fenômeno de fototropismo (reação de aproximação pela luz), no qual a fonte de luz é o Sol). 
Seu nome científico é Helianthus annus - a palavra Helianthus significa "flor do sol". Do girassol tudo é aproveitado.

Girassóis, são plantas originárias da América do Sul cultivada pelos povos indígenas para alimentação, foram domesticadas por volta do ano 1000 a.C. Um fóssil belissimamente preservado de uma flor de 50 milhões de anos atrás, parente ancestral do girassol e da margarida, foi encontrado na Argentina e sugere que essas plantas podem ter florescido pela primeira vez na América do Sul, disseram cientistas. 
O girassol é uma flor simbólica que significa fama, sucesso, sorte e felicidade.
Na Hungria, acredita-se que a semente do girassol cura infertilidade, e sementes colocadas na beira da janela, em uma casa onde exista uma mulher grávida, o filho será homem.
Na Espanha, para se ter sorte são necessários onze girassóis.
A flor pode ser considerada a planta-símbolo do Novo Milênio.
O girassol é um símbolo da páscoa, apesar de poucas pessoas saberem. Girassol é um dos símbolos pascais menos conhecidos em algumas regiões. É, porém, muito rico em conteúdo: assim como para sobreviver a planta precisa ter sua corola voltada para o sol, do nascente ao poente, segundo os cristãos, os seres humanos devem estar voltados para o Sol-Cristo garantindo a luz e a felicidade.

Fonte:Wikipedia

Diante de tanta beleza, não tem como não me apaixonar.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...